peixes dos açores – mural painting project

>  mural painting | graphic scheme for mural painting |

MEMÓRIA DESCRITIVA

Introdução:

Com consciência da natureza do espaço a intervir, quer na vertente funcional quer na vertente poética, a pintura mural preconizada pretende estabelecer relações formais de proximidade entre o espaço (Lotaçor) e os seus utentes (classe piscatória).

1 – Conceito :

Com base na natureza do serviço desenvolveu-se a ideia de peixe > “Peixes dos Açores” como vector estruturante para a intervenção preconizada .

2 – Linguagem :

Estabelecimento de relações formais entre o prestador de serviços ( Lotaçor ) e o utente ( Pescador ) através de uma linguagem visual comum. Por forma a reforçar a relação, pretende-se recorrer a uma narrativa baseada nas diferentes espécies de peixes.

Deste modo, o piso (0) terá peixes de mar profundo; O piso (1) peixes de profundidade intermédia e o piso (2) peixes de superfície .

3 – Espaço :

O Espaço a intervir, è composto por oito vãos de escada, nove patins com quatro alçados de dimensões e ângulos desiguais. Deste modo, pode-se considerar um espaço fragmentado de características estruturais “complexas” devido à variedade de ângulos de visão.

3 – Composição :

A composição a desenvolver fundamenta-se nos elementos arquitectónicos existentes, próprios de um espaço de circulação, por forma a alterar a sua leitura ( de espaço “duro” e fragmentado ) e substituindo-a por imagens compostas de forma a “desmontar” o referido espaço unificando-o e simplificando-o. Em paralelo, a composição desenvolvida, possibilita dar resposta a possíveis alterações que possam surgir em virtude de limitações técnicas na transposição dos desenhos para as paredes .

Foram seleccionados dois tipos de zonas base para inscrever os elementos propostos:

A – Espaço de parede caracterizado por um vértice vertical (cantos).

B – Espaço de parede caracterizado por se encontrar no enfiamento dos espaços de circulação .

4 – Plástica:

Todos os elementos serão pintados a pincel fino a preto esmalte (opaco) sobre fundo de tinta de esmalte branca (opaca) .

Com esta opção, pretende-se dar continuidade às preocupações descritas, nomeadamente no que respeita à necessidade da pintura evitar preencher todos os vãos de parede , ser lisa e linear, destacando desta forma a leitura poética do espectador .

Conclusão:

Com base nas informações descritas anteriormente, a pintura mural a realizar tem por objectivos reforçar a unidade formal do espaço arquitectónico respeitando a sua vocação de espaço de circulação e relacionar o utente ao servidor (Lotaçor).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s